A forma de prestação de serviços de gestão de TI não deve mais ser a mesma como antigamente. Antes as empresas entravam em contato com o fornecedor para que ele solucionasse seus problemas de TI. Demorava certo tempo até que os danos fossem reparados, uma vez que o modelo break-fix atua de forma totalmente reativa, apenas buscando falhas momentâneas.
Atualmente o modelo MSP (Managed Service Provider) tem ganhado espaço, porque oferece proatividade e agilidade na gestão da infraestrutura de TI das organizações. Os Serviços Gerenciados trazem estabilidade à operação, evitando qualquer prejuízo ao negócio.
Mas você sabe a diferença entre o modelo MSP e o break-fix?
MSP – Serviços Gerenciados
Os Serviços Gerenciados são bastante eficazes para uma boa organização da infraestrutura da sua TI. Com foco na prevenção de erros, você não precisará se preocupar em manter softwares atualizados, gerir firewalls, realizar backup e manutenções. Tudo é realizado através da MSP, que realiza planos de melhorias, monitora o ambiente da empresa, oferece análises e relatórios, além de trazer mais segurança para os seus dados e informações.
O modelo reduz a necessidade de dispor de uma equipe interna de TI com profissionais especializados em infraestrutura. Os serviços de tecnologia são terceirizados e fazem parte de um contrato mensal de um determinado pacote de ações, o que diminui os custos e garante que seu ambiente de TI esteja sempre atualizado.
De forma prática, os Serviços Gerenciados funcionam desta forma:
Os aparatos tecnológicos são monitorados de forma constante, podendo identificar problemas antes mesmo que ocorram. O cliente, às vezes, nem percebe que foram realizadas atualizações, pois não é preciso que ele entre em contato para solicitar tais manutenções. Tudo é realizado de maneira proativa e remota.
Break-fix
O modelo break-fix, na tradução literal, é “quebra-conserta”. Isso quer dizer que é necessário que algum problema aconteça para que seja iniciada a atuação de “conserto” dos especialistas em TI. O trabalho é como uma assistência técnica que busca “apagar incêndio”; portanto, é reativo.
Esse tipo de entrega não é suficiente para que os fluxos e processos das empresas aconteçam de forma fluida, porque não é recomendável que as operações parem para que sejam reparadas as falhas. Isso prejudica a produtividade e pode até mesmo causar danos financeiros. Em alguns casos, ainda é necessário esperar que um técnico se desloque, encontre o problema e o resolva. Ou seja, muito tempo de indisponibilidade dos serviços dos negócios.
De forma prática, o break-fix funciona desta forma:
uma pessoa da organização entra em contato com a empresa de suporte, que busca oferecer uma orientação por telefone ou via acesso remoto. Se ainda estiver apresentando falhas, o técnico deve se deslocar até o cliente.
A Selettus oferece as soluções de Serviços Gerenciados para trazer mais efetividade à TI da sua empresa. Entre em contato conosco para realizar um orçamento e entender de que forma podemos ajudar o seu negócio.