Os processos de TI ajudam na eficiência da gestão das empresas?

Todas as áreas dentro de uma empresa são fundamentais para trazer eficiência ao dia a dia. Porém, compreender que a TI é parte estratégica para alavancar os resultados traz uma vantagem competitiva aos negócios. Afinal, a tecnologia não é apenas uma burocracia para manter tudo funcionando. Ela é essencial para garantir a estabilidade da operação.

Por isso, executivos e gestores devem compreender que priorizar uma estratégia focada na tecnologia da informação pode trazer mais benefícios do que se imagina, especialmente quando se pensa na segurança e na fluidez dos fluxos de trabalho.

E por que se acredita que os processos de TI trazem mais eficiência à empresa e devem fazer parte da estratégia?

Primeiramente, os processos de TI servem para padronizar o que se relaciona à tecnologia da informação dentro do negócio, evitando erros e usos ineficientes de recursos. 

Entenda 4 motivos pelos quais a tecnologia da informação é parte tão importante da estratégia empresarial:

  1. Compreensão do fluxo de trabalho da empresa

A tecnologia da informação dentro das empresas busca entender o fluxo de trabalho da empresa para poder agir de forma estratégica, preventiva e eficaz. Os recursos relacionados à produtividade e estabilidade do negócio devem atender às necessidades da organização como um todo, afinal, todas as empresas apresentam diferentes particularidades. E é preciso compreender cada uma delas para ser assertivo nas decisões.

  1. Cuidados com a segurança

Muito tem se falado da segurança da informação, especialmente em tempos como esse, com a vigoração da Lei Geral de Proteção de Dados. Por isso, atentar-se à TI pode trazer mais confiabilidade aos processos e à gestão da segurança dentro das empresas. Dessa forma, faz-se importante criar políticas de segurança da informação (SI) para a empresa, juntamente com regras e padrões para preservar este ativo. Leia em nosso texto aqui mais sobre a importância da segurança da informação nas empresas. 

  1. Recursos e ferramentas para o negócio

Não basta apenas dizer que a tecnologia é importante para a sua empresa se, ao avaliar de forma mais aprofundada, percebe-se que não há recursos e ferramentas sendo utilizadas para facilitar a rotina dos negócios. É importante haver processos como gerenciamento de backup, firewalls, atualização de softwares e hardwares, monitoramento do ambiente de TI, entre outros. Tais recursos são os que certificam que a empresa está priorizando a tecnologia da informação dentro do negócio. 

  1. Ações de melhoria preventivas

A tecnologia deve ser um dos pilares de sustentação de qualquer negócio. Portanto, merece uma atenção especial na hora de desenhar ações de melhoria e estabelecer modelos para o dia a dia da operação. É importante elencar as principais ações que podem ser tomadas logo no início e, também, avaliar a constância de atualizações e monitoramento. Além disso, atuar com base na prevenção é uma atitude inteligente para evitar possíveis problemas e ineficiências. 

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