5 tendências tecnológicas para 2023

2023 está chegando e, com o novo ano, apresentam-se diversas tendências para os negócios. No que tange à tecnologia, existem algumas tendências apontadas pela Forbes como essenciais para os empresários analisarem de que forma podem implementar nas organizações. 

Confira:

  1. Inteligência Artificial em todos os lugares

Engana-se quem pensa que a IA (Inteligência Artificial) é algo somente para empresas muito inovadoras. Essa tendência estará mais forte nos negócios em 2023. A IA sem código, com suas interfaces fáceis de arrastar e soltar, permitirá que seja aproveitado seu poder para criar produtos e serviços mais inteligentes. 

  1. Partes do metaverso se tornarão reais

O metaverso é uma forma mais imersiva da internet, onde será possível trabalhar, jogar e socializar. Os especialistas preveem que o metaverso adicione US$ 5 trilhões à economia global até 2030, e 2023 será o ano que definirá a direção do metaverso para a próxima década. É interessante observar que talvez, inclusive, haja ambientes de trabalho no metaverso, como ambientes de reunião mais imersivos para conversar, debater e cocriar. A Microsoft e a Nvidia já estão desenvolvendo plataformas de metaverso para colaboração em projetos digitais.

  1. União do mundo digital e físico

Existe a tendência para 2023 de uma ponte entre os mundos digital e físico, propondo dois componentes: tecnologia digital gêmea e impressão 3D. Gêmeos digitais são simulações virtuais de processos, operações ou produtos do mundo real que podem ser utilizados ​​para testar novas ideias em um ambiente digital seguro. Designers e engenheiros estão usando gêmeos digitais para recriar objetos físicos dentro de mundos virtuais, para que possam testar em todas as condições concebíveis sem os altos custos dos experimentos da vida real. Em 2023, veremos ainda mais gêmeos digitais, de fábricas a máquinas, carros e assistência médica de precisão. Depois de testar no mundo virtual, os engenheiros podem ajustar e editar componentes e criá-los no mundo real usando a tecnologia de impressão 3D.

  1. Robôs mais humanos

Muito se fala sobre os robôs, mas 2023 promete deixá-los ainda mais parecidos com os humanos, tanto em aparência quanto em habilidades. Esses tipos de robôs serão usados ​​no mundo real como recepcionistas de eventos, bartenders, concierges e acompanhantes de idosos. Eles também realizarão tarefas complexas em armazéns e fábricas enquanto trabalham ao lado de humanos na fabricação e logística. No Tesla AI Day, em setembro de 2022, Elon Musk revelou dois protótipos de robôs humanoides Optimus e disse que a empresa estaria pronta para receber pedidos nos próximos 3 a 5 anos. 

  1. Sistema autônomo em destaque

Os sistemas autônomos já são uma realidade, especialmente em outras partes do mundo. Mas agora se pensa nesse tipo de tecnologia relacionada a entregas e logística. Inclusive, muitas fábricas e armazéns já se tornaram parcial ou totalmente autônomos. No próximo ano, será possível observar ainda mais caminhões e navios autônomos, bem como robôs de entrega. 

Como a sua empresa tem se preparado para as tecnologias que estão surgindo e crescendo? É essencial adaptar-se e entender de que forma é possível implementar as tendências no seu negócio.