5 principais ataques cibernéticos

O Brasil sofre muitos ataques cibernéticos anualmente. Só em 2022 foram mais de 100 bilhões de tentativas e ameaças à segurança. Diante desse cenário, é cada vez mais importante que as empresas invistam na proteção de dados e segurança da informação para que possam resguardar suas informações (evitando o vazamento de dados). Além disso, organizações que não investem de forma robusta e inteligente em segurança também são mal vistas pelo mercado, podendo até manchar a sua reputação. 

Quer saber quais são os 5 principais ataques cibernéticos?

1. Ransomware 

De forma simples, o ransomware atua sequestrando dados de um computador ou dispositivo, bloqueando algumas funções no sistema operacional. As informações são criptografadas, e os hackers exigem um pagamento para o resgate delas, podendo ser tanto em real, dólar ou até criptomoedas. 

2. DDoS

No caso do DDoS (Distributed Denial of Service), o servidor passa a receber múltiplas solicitações de forma simultânea, gerando instabilidade no sistema e até mesmo a cair, impedindo que as empresas possam operar. A maioria dos alvos do DDoS são lojas virtuais. Assim como o Ransomware, também pode ser exigido um pagamento para que seja restabelecida a operação. 

3. Phishing 

Esse é um ataque bastante comum atualmente e que ocorre especialmente devido ao descuido ou à falta de conscientização acerca da segurança da informação nas empresas. O Phishing utiliza e-mails com mensagens maliciosas, oferecendo um link para que a pessoa acesse e, automaticamente, seja executado um programa na máquina, coletando informações e dados do dispositivo. 

4. Port Scanning Attack

Como forma de descobrir as vulnerabilidades dos sistemas de uma empresa, o Port Scanning Attack realiza uma varredura nas redes e sistemas da organização com o objetivo de explorar tais vulnerabilidades. Ele é feito por meio do envio de pacotes, visando portas específicas de um host. 

5. Crypto Jacking 

Esse ataque é um pouco diferente dos outros acima. O Crypto Jacking tem objetivo de minerar criptomoedas nas máquinas dos usuários, uma vez que essa prática exige um grande esforço computacional. Assim, o dispositivo pode ficar mais lento e até mesmo evitar que sejam feitas as atividades diárias com fluidez. 

Está convencido de que precisa investir na segurança da sua TI?

Fale conosco para conhecer os Serviços Gerenciados e atuar de forma proativa para evitar ameaças e ataques cibernéticos.